(86) 3335-0086 | Expediente: Segunda a Sexta de 8h às 14h

Nossa Bandeira

BANDEIRA DE JOCA MARQUES

Autor: Domingos Leão Silva

A CRIAÇÃO DA BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE JOCA MARQUES

Relatos do autor

Captura de Tela 2016-06-09 às 09.47.17

Projeto idealizado pelo poder executivo na primeira gestão deste município após o segundo ano de emancipação política, mais precisamente em 14 de dezembro de 2007 a recém-criada bandeira do município foi hasteada e apresentada a população pela primeira vez em cerimônia pública comemorativa ao aniversário da cidade. A escolha do símbolo contou como um processo seletivo que envolveu os alunos da rede municipal a convidados a lançarem suas ideias. A escolha dos modelos finalista e os critérios adotados couberam à equipe administrativa da então prefeita Janainna Marques.

Os modelos por mim idealizados foram 04, destes layouts o escolhido foi o ilustrado acima, ainda que não constasse o letreiro em caixa alta com o nome do município na parte superior, colocado a critério da administração.

Coincidentemente o símbolo escolhido comtemplava as cores representativa da administração municipal; azul, o amarelo e o branco.  No entanto a minha ideia buscou retratar característica importantes do recém-criado município: o azul representa vasto manancial que banha grandes extensões da cidade pelo rio Parnaíba e diversas lagoas. O amarelo nos remete ao colorido propiciado pelos campos irrigados (tabuleiros) as margens das lagoas e enseadas do rio, explorados pela monocultura do arroz tida como uma das atividades agrícolas de maior potencial na época, dadas as condições propícias para a sua exploração pelas terras férteis e disponibilidade de água.  A fase de amadurecimento das plantações de arroz pinta o horizonte de amarelo em contraste com o sol característico do semiárido no qual estamos inseridos geograficamente, cenário simbolicamente representado no centro da bandeira. A ondulação em cor azul marinho, inserida abaixo das touceiras de arroz, retrata a lamina d’água por sob as plantações que se ondulam pela ação dos ventos à tarde, vindos do rio Parnaíba em direção aos campos, conhecidos popularmente como (virações). A cor branca representa no cenário do símbolo o céu limpo e resplandecente típico do verão prolongado incidindo grande parte dos dias do ano.

Deixo aqui a humilde sugestão, de ordem estética de alteração no layout atual, que seja transferido o nome do município representado em caixa alto, para a parte inferior da circunferência ao centro da bandeira impresso em letras de menor tamanho com a respectiva data de criação, como de praxe em símbolos do gênero.

thesis presentation